Um passageiro que desembarcou no último fim de semana em São Paulo de um voo vindo da índia está infectado com a variante indiana do coronavírus. A informação foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de São Paulo, o Instituto Adolfo Lutz.
O laboratório terminou, nesta quarta-feira (26), o sequenciamento genético da amostra e confirmou a infecção pela variante indiana. O passageiro desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no sábado (22), mas o homem de 32 anos, mora em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Em nota, a Anvisa informou que ele embarcou na Índia com destino ao Brasil depois de apresentar um exame RT-PCR negativo, desembarcou em São Paulo sem apresentar sintomas, assinou o termo de controle sanitário, em que se comprometeu a manter-se em isolamento por 14 dias e embarcou em outro avião com destino ao Rio de Janeiro.
O caso foi identificado porque o passageiro fez um novo teste em um laboratório privado no aeroporto de Guarulhos a pedido da empresa onde trabalha. Segundo a Anvisa, o laboratório informou o resultado positivo quando o passageiro já tinha chegado ao Rio de Janeiro.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, as ações de rastreamento começaram a ser feitas na sequência. Foi solicitada a lista completa dos passageiros do voo, nomes de todos os funcionários do aeroporto, laboratório e dos contatos do passageiro para isolamento e monitoramento.
As equipes de vigilância do Rio de Janeiro também foram notificadas sobre o caso.
Fonte Agência Brasil
Por: Sistema Norte de Comunicação