A plataforma de avaliação de crédito dos consumidores ganhou atualização com o lançamento da plataforma Serasa Score 2.0. Nesta quarta-feira, 26, a empresa anunciou em café virtual com a imprensa que o serviço foi reformulado, dando mais peso para o consumidor com contas em dias do que ao histórico de dívidas. Outra novidade é a inclusão da base de dados do SPC Brasil à plataforma.
De acordo com a Serasa, nesse novo modelo o cálculo passa a atribuir ainda mais peso aos bons hábitos financeiros, informações que vem do Cadastro Positivo, que mostra o histórico de pagamentos, como cartão de crédito, empréstimos, limite de crédito, entre outros. Os usuários do app Serasa, já podem observar a atualização do seu score e nos próximos dias haverá a atualização nas demais plataformas. Os entes do mercado varejista e de crédito já têm acesso ao Score 2.0.
Uma das possibilidades potencializadas pelo novo sistema é a de disponibilizar o impacto que cada ação tem no cálculo da pontuação. Dessa forma, fica mais fácil realizar um planejamento financeiro mais assertivo avaliando como cada decisão irá impactar o Serasa Score.
Lucas Lopes, diretor de produtos da Serasa que trabalha com o Serasa Score, destaca que as mudança observadas nos hábitos de consumo dos usuários durante os últimos anos foram um dos motores para essa reformulação. Em 2020, com o Cadastro Positivo, o Score passou a ter acesso às informações positivas do cliente, quem é bom pagador, contribuindo com a precisão da plataforma. No mesmo ano, a plataforma atualizou e passou a dar mais informações aos usuários dando feedbacks do porquê da nota.
"A grande mudança e que esse score se tornou mais positivo, demos mais peso às informações do cadastro positivo. Começamos a ter mais informações sobre dívidas, com dados da base do SPC Brasil, o que deixa mais preciso a tomada de decisão de crédito dos usuários", afirma.
Como modificar o seu score
O diretor do Serasa destaca que, apesar da grande quantidade de oferta de dicas de como melhorar o score e até serviços nas redes sociais que prometem aumentos, não há segredo:
Por: Sistema Norte de Comunicação