Notícias »jornalística

10/05/2021 às 18:09


Segunda onda da pandemia teve aumento de 161% dos casos de Covid-19 em Fortaleza


A disseminação da Covid-19 em Fortaleza contribuiu para um aumento de 161,6% dos casos confirmados da doença entre a primeira e a segunda onda na cidade, de 1º de março a 30 de setembro de 2020 e 1º de outubro a 8 de maio de 2021, respectivamente. Os exames realizados no período também sofreram crescimento de 102,2%.

No Ceará, também houve um acréscimo nesses índices, porém em proporções menores. O número de casos confirmados da doença cresceu 64,72% no Estado e os testes de detecção tiveram aumento de 49,12%. As informações são do IntegraSUS, portal de transparência da Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Atualmente, as transmissões do vírus encontram-se em queda no Ceará, possibilitando a flexibilização do lockdown desde o dia 12 de abril. Apesar do cenário estar apresentando melhoras, ainda há preocupações com as taxas de positividade da Sars-Cov-2. Por isso, o último decreto estadual - divulgado na sexta-feira (7) - não avançou na retomada das atividades desta semana.

 

De acordo com a médica infectologista e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mônica Façanha, a multiplicação de casos confirmados da doença entre as duas ondas se dá por diversas causas, principalmente por conta do relaxamento nos cuidados de prevenção.

“Houve o período de festas no final do ano, as eleições, o carnaval e as férias, que são momentos nos quais as pessoas costumam se encontrar mais. Assim, a população passou a se sentir um pouco mais confortável de sair, de encontrar amigos, de confraternizar, o que proporcionou esse avanço”, explica a infectologista.

Outro ponto para o agravamento da crise sanitária foi o surgimento de novas variantes, como a P.1. A professora da UFC comenta que o aumento na diversidade de cepas do coronavírus em circulação no País “estava preocupando muito, porque a transmissão ocorria mais facilmente, contribuindo com o número grande de pessoas adoecendo na mesma casa, na mesma família, entre os amigos e conhecidos mais próximos”.

Fonte Diário do Nordeste

Por: Sistema Norte de Comunicação


Mais sobre »jornalística

  • Caso Dieymisson: suspeito de matar jovem é morto a tiros em Canindé

    28/03/2022

    Polícia

    »Jornalística

  • Tragédia: quatro crianças e uma jovem morrem afogadas em açude de Independência

    25/03/2022

    Tragédia

    »Jornalística

  • Homem espancado após ter relação com esposa de personal trainer diz que foi convidado por ela

    24/03/2022

    Traição

    »Jornalística

  • Trisal ainda pode gerar complicações jurídicas

    24/03/2022

    Romance

    »Jornalística

  • Polícia Federal prende suspeito de crime de moeda falsa no Ceará

    24/03/2022

    Polícia

    »Jornalística

  • Mais três açudes atingem capacidade máxima no Ceará

    24/03/2022

    Quadra chuvosa

    »Jornalística


Sistema Norte de Comunicação Integrado Copyright © 2024 - Desenvolvido por Guaracast
Política de privacidade Termos de uso