Partidos no Ceará já articulam estratégias para a montagem das chapas de deputado federal e estadual na eleição de 2022. Parlamentares estão preocupados com a proibição das coligações no pleito do ano que vem e se movimentam para trocar de partido, de olho em garantir a reeleição.
A "pressa" de discutir a eleição de 2022, em meio à pandemia da Covid-19, ocorre, entre outros motivos, devido às novas regras que estarão em jogo nas próximas eleições proporcionais para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal.
SEM COLIGAÇÃO
A principal mudança, já colocada em prática na eleição de 2020, e que deve continuar a valer em 2022, é a proibição das coligações. Nesse modelo visto nas disputas anteriores, partidos maiores e menores se unem em uma chapa, fazendo com que a soma dos votos dados às legendas e aos candidatos aumente as chances de os partidos conseguirem vagas no Legislativo.
A coligação era crucial para alguns postulantes e um problema para outros. Ela permitia que candidatos de siglas pequenas, que haviam recebido poucos votos, fossem eleitos, por causa dos chamados "puxadores de votos", candidatos fortes que contavam com votação expressiva.
Por outro lado, candidatos que conseguiam uma boa votação, às vezes, não eram eleitos, porque a coligação não havia atingindo o quociente eleitoral, calculado pela divisão do número de votos válidos na eleição pelo número de vagas na Casa Legislativa.
O fato é que, sem a coligação, os partidos terão que ir para a disputa sozinhos, ou seja, contarão apenas com os seus votos para conquistar cadeiras. Essa regra revirou a estratégia das siglas no ano passado e já as mobiliza para a próxima disputa.
ESTRATÉGIA DOS PARTIDOS
O Cidadania já tem a estratégia da chapa de deputados federais e estaduais para 2022. Segundo o deputado estadual Júlio César Filho, único representante do partido na Assembleia Legislativa e líder do Governo, o partido vai estabelecer um "teto" de até 25 mil votos para os candidatos concorrerem na legenda.
Fonte Diário do Nordeste
Por: Sistema Norte de Comunicação