O Fortaleza Esporte Clube se sagrou tricampeão do Campeonato Cearense. Com a vantagem do empate na decisão deste domingo (23), na Arena Castelão, o Leão ficou no 0x0 com o arquirrival Ceará e faturou o título pela 44ª vez na história, com três taças consecutivas: 2019, 2020 e 2021.
A conquista é a primeira da carreira do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. O treinador soma cinco exibições no comando da equipe, com quatro vitórias e um empate.
No ano vigente, o Clássico-Rei ocorreu três vezes. O primeiro terminou empatado em 0 a 0, no dia 20 de março, na Arena Castelão, pela fase de grupos da Copa do Nordeste. O segundo foi pelo Estadual, com vitória leonina por 2 a 0 no mesmo estádio, em 15 de maio.
Os arquirrivais têm encontro marcado agora na Copa do Brasil, pela 3ª eliminatória da competição. O confronto está previsto para 2 de junho, com mando leonino na ida. A volta será no dia 10 do mesmo mês.
PRIMEIRO TEMPO
O Clássico-Rei foi marcado pelo excesso de faltas desde o início. Apesar da intensidade, as equipes não conseguiam vencer as linhas de defesa e tornavam o confronto truncado na Arena Castelão.
De chance real, apenas uma tentativa de gol olímpico com o meia Jorginho aos 25. Na cobrança com efeito, o goleiro Felipe Alves defendeu no reflexo e contou com Tinga para afastar o perigo.
Aos 32, o lance de maior emoção: um suposto pênalti ao Vovô. Após lançamento de Sobral, Jorginho foi derrubado por Tinga na grande área. Na ocasião, o árbitro Rafael Traci (FIFA) até marcou a penalidade, mas checou o VAR e recuou na decisão. O placar de 0 a 0 foi mantido no 1º tempo.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o Fortaleza assustou no minuto inicial. Após bate-rebate na área, David fica com o rebote e chuta cruzado para defesa de Richard.
No panorama geral, posturas mantidas, principalmente no quesito da marcação. Aos 10, o técnico Guto mandou Saulo e Vina ao Ceará para ampliar o nível técnico.
A mexida tornou o Vovô mais ofensivo, que pressionou muito. O zagueiro Luiz Otávio sofreu uma lesão e mesmo assim ficou em campo e ocupando o sistema ofensivo.
Fonte Diário do Nordeste
Por: Sistema Norte de Comunicação