O Dia Internacional da Enfermagem — também conhecido como Dia do Mundial do Enfermeiro —, é comemorado anualmente em 12 de maio, quando se homenageia a classe de trabalhadores dedicada a cuidar da saúde da população.
A função desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições, que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.
Essa data é celebrada mundialmente desde 1965, embora oficialmente, só tenha sido decretada em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A escolha do dia 12 de maio se baseou na data de nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.
De nacionalidade britânica, aos 17 anos ela decidiu ser enfermeira. Anos depois, quando o Reino Unido entrou na guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856, ela foi para o campo de batalha para cuidar dos feridos. E em 1860, Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, na Inglaterra.
A enfermagem no Brasil passou a ser uma data comemorativa em 1938. Mas, por aqui ela é celebrada como a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, comemorando também o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.
Sistema Norte de Comunicação
Por: Sistema Norte de Comunicação